terça-feira, 4 de abril de 2017

NOVA CONCURSOS - DICAS DE ESTUDO

Dicas

Meu primeiro concurso: E agora?

Data: 13/03/2017
primeiro concursoSe você é novato no mundo de concursos públicos e está buscando informações de como começar, onde procurar, como se preparar e todas as demais dúvidas que os concurseiros possuem no início.
Confira ótimas dicas da Nova Concursos que poderão ajudá-los a encontrar o caminho!
Concursos Públicos
Todos os anos, milhares de brasileiros se dedicam aos estudos na esperança de alcançar uma oportunidade excelente com estabilidade, boa remuneração e todas as vantagens que envolvem o funcionalismo público.
É claro que, nem sempre os certames oferecem um grande número de vagas. Mas vale ressaltar que, ao tomar a decisão de se preparar para um concurso você automaticamente já está garantindo sua vaga.
A ideia é simples, quando você estudar Língua Portuguesa, por exemplo, que é disciplina presente em praticamente todos os concursos públicos, você já estará se preparando para outros certames.
Portanto, a primeira dica é: Mantenha o foco e lembre-se, todo conteúdo estudado é um conhecimento assimilado que você poderá utilizar em diversas outras situações!
Como escolher um concurso?
Para começar, você precisará de uma boa pesquisa sobre os concursos abertos, aprovados e previstos. Leve em conta as áreas que mais te agradam e é claro, os salários oferecidos e todos os detalhes que compõe um concurso.
No início pode parecer complicado, mas em pouco tempo você saberá como obter todas as informações de um edital rapidamente.
O que fazer e como se preparar?
2016092313514976Uma vez escolhido o seu primeiro concurso público, é hora de dar início a preparação. Procure identificar um método de estudo com o qual você terá uma maior facilidade.
Cada pessoa possui afinidade com diferentes métodos de estudo. Por exemplo, alguns tem facilidade com apostilas impressas, outros já preferem estudar pelo computador e há ainda os que entendem mais assistindo videoaulas.
Uma dica importante é, não perca muito tempo buscando fórmulas milagrosas (gratuitas) na internet. Converse com concurseiros experientes e muita atenção na hora de escolher o material que será utilizado na sua preparação. Com o método correto e um material de qualidade, suas chances de ser aprovado já na primeira tentativa são reais.
Edital
Importante ressaltar que o edital de um concurso público é o mapa que deve ser seguido para chegar a aprovação. Este documento contém todas as informações necessárias para que um concurseiro se prepare e esteja ou não habilitado a ocupar a vaga oferecida.
Caso o certame escolhido ainda não possua o edital publicado, o ideal é buscar pelo último edital lançado para o mesmo concurso e vaga escolhidas. Desta forma você poderá dar início aos estudos e quando o novo edital for publicado, basta checar quais as disciplinas foram inseridas/atualizadas. Normalmente os editais não tendem a trazer grandes mudanças.
Dicas
⇒Crie um cronograma de estudos
mapaSe você é um concurseiro novato e ainda não possui o hábito de estudar por horas, isso pode atrapalhar um pouco seu desempenho.
É mais fácil se adaptar a rotina de estudos quando se segue um bom cronograma de estudos. Para ajudá-los a montar seu cronograma, seguem algumas perguntas:
  • Qual é o melhor horário para que você tenha total concentração?
  • Quantas horas você está determinado a estudar?
  • Qual é o número de matérias que você precisa estudar?
  • Qual o horário que você deseja começar e terminar?

Anote suas respostas e, de forma realística, procure adaptá-las a sua rotina. Para facilitar a visualização das suas metas e horários, procure criar tabelas. Elas podem ser facilmente feitas no word ou, se preferir, em uma cartolina colada na parede.
⇒Organização
Antes de mais nada, organize-se! Procure aproveitar bem os dias de estudo. Se estiverem bem planejados e programados, não será difícil tirar todo o proveito.
⇒Determinação
Administre seu tempo de estudo, estabeleça prioridades. Crie uma rotina e busque cumprir suas metas e, se possível, superá-las.
⇒Apoio
Procure outros concurseiros, pessoas que se encontram em situação semelhante à sua. Buscar apoio e dividir informações com semelhantes é sempre proveitoso!
⇒Saúde
Boa alimentação, exercícios físicos e descanso são essenciais para o sucesso de qualquer concurseiro! Mantenha seu corpo saudável para que sua mente funcione plenamente!
⇒Foco
Mantenha o foco nas matérias que você tem menos facilidade, definindo o que você está procurando ou quer aprender. Não se prenda tanto ao tempo de estudo e sim à qualidade dele.
⇒Controle emocional
Por vezes pode bater um desânimo, mas lembre-se sempre da recompensa. Imagine o que fará quando for aprovado, isso deve servir de combustível para continuar!
Bons estudos!

Nenhum comentário: